Translate this Page

Rating: 3.8/5 (1406 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Imagens gratuitas Pixabay

 

 

 

 

 

 

 



Total de visitas: 45539
FOME OCULTA- O FLAGELO DA ATUALIDADE!
FOME OCULTA- O FLAGELO DA ATUALIDADE!

FOME OCULTA

Há uma grande preocupação no mundo relacionada à fome.

Programas nacionais e internacionais são realizados permanentemente visando a combater esse mal que mata, diariamente, cerca de trinta mil pessoas diariamente!

A África tem sido o continente que mais sofre com isso. Entretanto, países que vivem conflitos étnicos, raciais e políticos também são duramente afetados por esse fenômeno.

fome ocultaEntretanto, nos países desenvolvidos e até mesmo entre as grandes potências mundiais há um fantasma que ronda as pessoas que neles habitam: A FOME OCULTA!

A Wikipedia define fome oculta dessa forma:

"A Fome oculta, também referida como deficiência marginal, é uma carência não explícita (não aparente) de um ou mais micronutrientes no organismo, sendo atualmente identificada como o problema nutricional mais prevalente no mundo. Neste estado, os estoques de vitaminas e minerais diminuem silenciosamente, sem apresentar sinais nem sintomas, os quais, só ficam evidentes, quando o estágio mais grave da deficiência está instalado.

A fome oculta compromete várias etapas do processo metabólico, merecendo destaque as alterações observadas no sistema imunológico e no desenvolvimento físico e mental do indivíduo. Ocorre quando, por razões econômicas, geográficas e/ou educacionais, o indivíduo têm acesso a uma dieta básica pouco diversificada e, normalmente, deficiente em vários micronutrientes, sendo o número de famílias afetadas ainda mais expressivo que os acometidos pela desnutrição protéico-energética".

fome ocultaPortanto, diferentemente da fome pura e simples, a fome oculta se relaciona a uma refeição pobre em nutrientes, normalmente feita em fast foods, com a ingestão excessiva de refrigerantes, salgados, alimentos industrializados e sintéticos.

Muitas empresas possuem sistema de alimentação onde os funcionários se alimentam em suas dependências, com cardápios bem balanceados e feitos de um modo que supra, da melhor maneira possível, as deficiências nutricionais de seus funcionários. o grande problema é que os mesmos desprezam muitas das opções oferecidas e acabam se alimentando apenas com aquilo que agrada mais aos olhos e ao paladar.

Outras empresas apenas oferecem o mínimo necessário, não se preocupando com cardápios balanceados.

Outras preferem oferecer tíquetes alimentação ou refeição e cada funcionário se alimenta onde e quando quiser.

fome ocultaEsses fatores aumentam cada vez mais o problema, pois bem poucas pessoas tomam consciência de que uma alimentação equilibrada é mais adequada para a saúde.

A industrialização foi muito benéfica na padronização dos alimentos, mas tem o seu lado negativo, pois a adição de substâncias químicas para a conservação dos produtos tem prejudicado a qualidade dos alimentos industrializados oferecidos à população.

Os famosos embutidos (Salsichas, hambúrgueres, empanados, sucos, etc), consumidos de forma exagerada, por serem mais fáceis de preparar, e por isso mesmo mais cômodos, acabam aumentando ainda mais a carência dos nutrientes necessários ao dia a dia das pessoas, mesmo que alguns recebam algum tipo de "aditivo" vitamínico.

Na verdade, as pessoas estão confundindo alimentação com nutrição.

Nutrir-se significa ingerir alimentos que reponham vitaminas e minerais ao organismo. Alimentar-se significa apenas saciar o desejo de comer.

A carência de vitaminas, minerais, fibras e proteínas na alimentação acarretam o aparecimento de doenças que, com o passar do tempo, vão se agravando e provocando distúrbios ao organismo.

O problema começa a se agravar quando as pessoas começam a chegar numa determinada idade, principalmente se o estilo de vida da pessoa for muito sedentário. Doenças que silenciosamente foram tomando conta do organismo começam a se manifestar. Mas como as pessoas acham normal, não procuram orientação médica até que passam por situações de emergência e só então percebem que contraíram alguma doença.

VitamínicoAs deficiências de vitamina A, ferro e iodo são priorizadas pela Organização Mundial da Saúde, pois são as três maiores carências nutricionais mundiais.

A deficiência é fator predisponente ou agravante de diversas doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia (a presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue. ...), obesidade, alguns tipos de câncer e osteoporose, entre outras.

Portanto, diferentemente da fome, que pode causar até mesmo a morte, a fome oculta avança silenciosamente e com o passar dos anos, vão agravar ou até mesmo causar uma série de males que acabam gerando outros males e até mesmo levar uma pessoa a óbito. Sem contar que justamente no período em que as pessoas estão se aposentando e esperavam desfrutar dessa fase com saúde e disposição, acabam comprometendo sua qualidade de vida e fiquem limitados física, emocional e psiquicamente, semi inválidos e reféns dos hospitais.

A própria Organização Mundial da Saúde recomenda algum tipo de suplementação para se fazer a correta reposição das vitaminas, proteínas e sais minerais que não são fornecidos diariamente na alimentação tradicional.

Daily Plus, o multivitamínico da Nutrilite Amway é uma excelente maneira de oferecer ao organismo os nutrientes que estão faltando ou que estão sendo fornecidos em quantidades inadequadas.

Produzido com frutas, legumes e verduras ORGANICAMENTE CULTIVADOS, ou seja, sem pesticidas e sem adubação química, é uma excelente opção para as pessoas que desejam ter uma qualidade de vida melhor. Composto de 12 vitaminas e 10 minerais essenciais, formulado especialmente para o Brasil.

Mais informações sobre este produto:

http://sergioliva.comunidades.net/nutrilite-saude-em-cada-produto-daily-plus